DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia 08 de março é o dia internacional da mulher, vamos ver um pouquinho sobre esse dia, como ele nasceu e porque foi instituído.

O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.

A história remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários na fábrica durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas.

Essa data comemorativa foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Este ano com a pandemia e o afastamento social nos impossibilita de realizarmos encontro de mulheres como fizemos nos últimos anos, mas o SINDICAVESPAR não vai deixar passar em branco.

Estaremos durante todo o mês de março divulgando informações importantes as mulheres trabalhadoras do ramo do vestuário da nossa base territorial e a sociedade em geral, sobre violência contra a mulher no mundo do trabalho e violência doméstica, física, psicológica e sexual.

Juntas lutaremos pelo combate as violências.

Amanhã falaremos um pouco sobre assédio moral no local de trabalho.

Abrir chat
1
Precisando de Ajuda ?
Olá
Precisando de Ajuda?